Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Di_01

MAC USP 50 Anos

Duas exposições comemoram o cinquentenário do MAC USP e abrem ao público o sétimo andar no novo edifício do Museu.

Comemorando seus 50 anos e dando continuidade à implantação de suas atividades na Nova Sede, o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura o sétimo andar do edifício com duas exposições do acervo no dia 6 de abril, das 11 às 14 horas.

A exposição o Agora, o Antes: uma síntese do acervo do MAC USP apresenta uma revisão crítica dos gêneros tradicionais da arte (alegoria, retrato, paisagem e natureza-morta) e toma como partido a convivência em um mesmo espaço de objetos ou registros de ações originados em tempos e lugares distintos. “Tal opção confere novos significados para as obras do acervo, na medida em que toda obra de arte ganha novas possibilidades de interpretação a partir do espaço que compartilha com outra”, avalia Tadeu Chiarelli, diretor do MAC USP e curador da mostra.

Entre as 85 obras da mostra estão grandes nomes do acervo como Amedeo Modigliani, Tarsila do Amaral, Henri Matisse, Giorgio De Chirico e Anita Malfatti, por exemplo, ao lado de obras de jovens artistas, como Thiago Honório, Fernando Piola, Marina Saleme, Rommulo Vieira Conceição e Júnior Suci. Tal convivência provoca diálogos inusitados que levam a um questionamento das certezas instituídas no mundo da arte. “Perturbar e ressignificar verdades consagradas são as funções de uma universidade preocupada com o devir do conhecimento; são as funções de um museu de arte contemporânea”, completa Chiarelli.

Nas 67 obras da exposição Di Humanista o público poderá entrar em contato com as várias facetas que caracterizavam a forma como Emiliano Di Cavalcanti percebia e interpretava a paisagem social do país, dirigindo seu olhar para o universo das pessoas mais humildes como pescadores, trabalhadores, homens e mulheres comuns. “Essa atitude contribui para inaugurar a gênese do Brasil Moderno, mobilizando artistas, intelectuais e certa elite abastada a pensar e definir nossa identidade social”, afirma Katia Canton, docente do MAC USP e curadora da exposição.


Exposições o AGORA, o ANTES: Uma Síntese do Acervo do MAC

Curadoria: Tadeu Chiarelli

Di Humanista

Curadoria: Katia Canton

Abertura 6 de abril, das 11 às 14 horas

Encerramento 27 de outubro de 2013

Funcionamento Terça a domingo das 10 às 18 horas

Local MAC USP Nova Sede – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

Telefone 11 3091.3039

Entrada gratuita

www.mac.usp.br

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato