Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Rafael Canogar 2

Os Revolucionários

A obra Os Revolucionários, do artista Rafael Canogar, em exibição no MAC USP Nova Sede pela mostra o Agora, o Antes: uma síntese do acervo do MAC USP com curadoria de Tadeu Chiarelli, apresenta um bom diálogo com o momento atual do país.

 

Como explica Aracy Amaral em texto publicado originalmente no livro “Perfil de um Acervo/Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo” (organização editorial e ensaio de Aracy Amaral. São Paulo: Techint, 1988):

“Este grande tríptico da coleção do MAC é integrante de sua representação à XI Bienal de são Paulo, em 1971, evento no qual a denúncia, o protesto social e a reivindicação foram características da delegação espanhola. O realismo e a dramaticidade se aliam na projeção deste grupo de sete soldados e/ou guerrilheiros que avançam destemidamente em direção ao observador. Por essa mesma razão, a opção pelas figuras silhuetadas e pela redução cromática contida no contraste branco-negro é enfatizada pelo relevo – ao nível de planos como de partes do corpo – a conferir a agressividade desejada. As figuras, assim, se destacam do retângulo do suporte, na reiteração do papel real da representação plástica projetada por Canogar.”

No contexto atual, o que essa obra significa para você?

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato