Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

APL44

Arte, escrita e ressignificados

Existem certas ocasiões muito fortuitas que ressignificam um determinado momento histórico. No dia 22 de agosto de 2013, a Academia Paulista de Letras realizou sessão solene na Nova Sede do Museu de Arte Contemporânea da USP – um acontecimento que trouxe um ressignificado mais abrangente à vida dessas duas importantes instituições de São Paulo e ao contexto em que vivemos hoje.

Nada é mais incongruente do que dissociar a palavra da arte, ou a arte da palavra. Diria que ambas andam em conjunto à paixão de quem gere e de quem entra em contato com elas. Aqui, nesse prédio projetado por Oscar Niemeyer, podemos apreciar as obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Nas cadeiras da APL já sentaram Mário de Andrade e Monteiro

http://www.florezlopez.com/ode/adult-dating-in-gans-oklahoma“visit site”http://whatworksrva.com/ae/singles-at-walt-disney-world.phphttp://www.leandrogarcia.com/wt/singles-removable-media.html

Lobato. Hoje, como no Teatro Municipal em 1922, eles estão juntos.

Essa é a celebração do “estar com”, o momento mágico do encontro que transcende barreiras. Por isso, é importante lembrar pessoas queridas que estariam jubilantes pela conquista da Nova Sede que dá outra dimensão ao MAC – e mais felizes ainda com a visita dos acadêmicos que ilustra e revive esse espaço pelo dom da palavra bem dita.

Francisco Rebollo – Auto Retrato
Completaria 111 anos no dia da visita da APL ao MAC USP

Um desses amigos é José Mindlin, fundador da AAMAC, Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea, também amante da palavra escrita e que doou sua maravilhosa coleção de livros à USP. Outra presença sentida é de Francisco Rebollo que justamente no dia 22 de agosto de 2013 completaria 111 anos de vida. Além disso, os grandes juristas e pessoas públicas Migues Reale e Esther de Figueiredo Ferraz, membros da APL e que tanto fizerem pelo bem comum.

Estavam todos ali, imortais. As palavras que foram ditas serão reverberadas nas paredes e obras, e estarão nos ouvidos das pessoas que ali passarem. Justamente por isso, citamos um breve trecho de autoria da acadêmica Lygia Fagundes Telles que, além de propício, são palavras que devem figurar para sempre nos halls da Nova Sede:

Lygia Fagundes Telles

“Todas as manhãs eu pegava o cesto e me embrenhava no bosque, tremendo inteira de paixão quando descobria alguma folha rara. Era medrosa mas arriscava pés e mãos por entre espinhos, formigueiros e buracos de bichos (tatu? cobra?) procurando a folha mais difícil, aquela que ele examinaria demoradamente: a escolhida ia para o álbum de capa preta. Mais tarde faria parte do herbário, ele tinha em casa um herbário com quase duas mil espécies de plantas. “Você já viu um herbário?”, ele quis saber.”

Aos amigos que frequentam o prédio sonhado por Niemeyer, erguido pela gente dessa terra, frequentado por paulistanos na burocracia da Secretaria de Agricultura e depois do Detran, espaço reinventado para abrigar o grande acervo do MAC, finalizamos essa escrita com palavras de Paulo Bomfim que sintetizam São Paulo e o momento vivido pelo museu:

Paulo Bomfim e auto-retrato de Modigliani
Foto: Di Bonetti

“Desfazendo-me em terra roxa, transformando-me em terra rubra, despencando nas corredeiras do meu Tietê, rolando manso nas águas santas do Paraíba, vivendo em pedra o meu destino nos contrafortes da Mantiqueira, salgando pranto, dor e alegria na areia branca de nossas praias, na marcha firme dos cafezais, nas lanças verdes do canavial, no tom neblina deste algodão, na prece de nossos templos, no calor da mocidade, na voz de nossas indústrias, na paz dos que adormeceram – eu te amo São Paulo!

Por isso, enquanto viver, por onde andar, levarei teu nome pulsando forte no coração, e quando esse coração parar bruscamente de bater, que eu retorne à terra donde vim, à terra que me formou, à terra onde meus mortos me esperam há séculos; por epitáfio, escrevam apenas sobre meu silêncio, minha primeira e eterna confissão: – EU TE AMO SÃO PAULO”

Caro Paulo, não somente você.

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato