Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Collage (1986)_Série Paraherejes

León Ferrari – Lembranças de meu pai

MAC USP mostra 57 trabalhos do argentino que faleceu recentemente. Um reconhecimento em homenagem ao artista que nunca se deixou submeter por nada ou ninguém que se opusesse ao inconformismo que sempre caracterizou sua obra

León Ferrari (1920-2013) nasceu em Buenos Aires, Argentina e viveu no Brasil entre 1976 e 1984. A exposição León Ferrari – Lembranças de Meu Pai, com curadoria de Carmen Aranha e Evandro Nicolau, apresenta 57 obras do artista produzidas na época em que residiu em São Paulo. Os trabalhos de Ferrari – desenhos, esculturas e pinturas – exploram temáticas diversas, materiais e materialidades numa configuração própria da linguagem artística visual. Espírito combativo e resistente, o artista investiu contra as diversas formas de repressão à liberdade, posicionando seu trabalho – de forma crítica e irônica – frente à alienação da sociedade contemporânea. 

Com o tempo, suas obras foram ganhando contornos críticos intensos, sobretudo buscando profanar, desconstruir e desordenar preceitos políticos e religiosos. Elementos erótico-poéticos presentes nas séries de trabalhos denunciavam a realidade nas suas faces mais dramáticas. Com o golpe militar na Argentina, em 1976, e as crescentes ameaças à sua família, León Ferrari veio para o Brasil passando a experimentar novos meios de fazer arte, desde desenhar com materiais convencionais, como nanquim, grafite, crayon, canetas esferográficas, tinteiro e carimbo até utilizar modos de impressão em heliografia, serigrafia, fotocópia, microficha, videotexto e offset.

Nessa busca de novas linguagens, Ferrari retomou questões realizadas nos anos de 1960. Lembranças de Meu Pai, de 1977, obra que dá título à exposição, é uma escultura em arame em que quatro vértices de um paralelepípedo situado verticalmente segregam fios lineares de aço inox, soldados em prata. Essas linhas acumulam-se em verticais e diagonais, obedecendo a uma construção geometrizada. Uma luz projetada de sua base percorre a escultura nos seus interstícios situando, talvez, os vestígios dos cálculos que o artista fez para as igrejas que seu pai, arquiteto, idealizou.

Exposição León Ferrari – Lembranças de Meu Pai
Curadoria: Carmen Aranha e Evandro Nicolau
Abertura 28 de setembro, a partir das 11 horas
Encerramento 29 de março de 2014
Funcionamento Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local MAC USP Nova Sede – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone 11 2648.0254
Entrada gratuita
www.mac.usp.br

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato