Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Boccioni

Boccioni e a expressão do movimento

Formas únicas da continuidade no espaço, 1913

Neste sábado relembramos o nascimento do pintor e escultor italiano Umberto Boccioni (19/10/1882), considerado um dos mais importantes representantes do movimento futurista. Suas peças são a expressão do movimento e do dinamismo da vida moderna, cuja representação nas artes plásticas foi a grande preocupação e o desafio dos artistas do início do século 20.

Boccioni opera a fragmentação do objeto e sua reconstrução a partir das leis da imaginação. Assim, o espaço deixa de ter uma existência objetiva para ser tão somente a atmosfera dentro da qual os corpos se movem e se interpretam.

Como outras esculturas futuristas, estas duas pertencentes ao acervo do MAC USP apresentam um caráter arquitetônico tanto do ponto de vista da construção das massas do objeto representado quanto do ambiente escultural em que o objeto existe.

Desenvolvimento de uma garrafa no espaço, 1912

Se a obra “Desenvolvimento de uma garrafa no espaço” é já uma peça magnífica pela concepção, a conhecida como “Formas únicas de continuidade no espaço” é sem dúvida uma das mais exuberantes e preciosas de todo o futurismo.

O MAC USP tem não apenas um exemplar de bronze dessa obra como também seu original de gesso, o que permitiu um intercâmbio com a Tate Gallery de Londres, à qual foi cedido direito de execução de uma nova unidade.

Visite a Nova Sede do MAC USP e conheça de perto a genialidade de Boccioni presente na exposição “o Agora, o Antes: uma síntese do acervo do MAC USP“.
——————————
MAC USP Nova Sede

Terça das 10 às 21 horas, quarta a domingo das 10 às 18 horas

Segunda-feira fechado

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Entrada gratuita

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato