Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Penetravel

Jesús Rafael Soto e a arte cinética

Jesús Rafael Soto, nascido em 1923, foi um artista venezuelano que ficou conhecido como um dos pioneiros e representantes da arte cinética, que capta o movimento através dos efeitos óticos.

Começou sua carreira cedo, pintando cartazes para filmes em sua cidade natal, Ciudad Bolivar. Em 1942 recebeu uma bolsa de estudos e foi para Caracas. Neste período começou a fazer pinturas influenciadas pelo Cubismo.

Foi em 1950 que Soto foi morar em Paris, onde produziu grande parte de suas obras. Entrou em contato com a arte abstrata geométrica e com as experiências de luz, cor e movimento.  Outras inspirações para sua arte foram os artistas Piet Mondrian e Kazimir Malevich.

A partir daí o artista começou a explorar pinturas e esculturas em terceira dimensão e também passou a estudar como incorporar movimento em sua arte. Além disso, começava a pensar em  formas de fazer com que o observador participasse de suas obras, esculturas e instalações.

Os Penetráveis são suas obras mais famosas feitas de elementos suspensos, como fios de náilon, que permitem uma interação com o público. Soto criou o primeiro Penetrável em 1967. Uma dessas obras, o Penetrável de Plástico faz parte do acervo do MAC USP e está exposto na nova sede.

Obra Penetrável de Plástico em exposição na Nova Sede do MAC USP, no Ibirapuera.

Jesús Rafael Soto faleceu em 2005 e foi considerado um dos maiores artistas latino-americanos por produzir trabalhos que expressassem a ousadia, curiosidade e necessidade de renovação.

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato