Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

obra monumento às bandeiras, victor brecheret

Victor Brecheret: o gênio que falava com as mãos

“Era para nós no mínimo um gênio. Era o mínimo com que podíamos nos contentar, tais os entusiasmos a que ele nos sacudia”. É esta a forma que o poeta e modernista brasileiro Mario de Andrade encontrou para expressar seu respeito e admiração por um dos mais importantes escultores do país: Victor Brecheret.

Foto do artista Victor Brecheret ao lado de uma de suas obras

Ao participar da Semana de 1922, marco do modernismo brasileiro, Brecheret apresentou mais de 20 esculturas que foram expostas no Teatro Municipal de São Paulo. O resultado não poderia ser outro: foi aclamado. Tanto que depois disso conseguiu conciliar sua carreira no Brasil e exterior, acumulando inúmeras premiações pelo seu trabalho.

Este documentário, produzido pela TV Cultura, revela em detalhes a vida e obra do artista.Assista! 

Obras pelo mundo

escultura Graça de Victor Brecheret

Escultura Graça I, 1940, gesso

Atualmente as obras de Brecheret estão presentes em várias partes do mundo, seja em museus ou áreas públicas. França, Bélgica Estados Unidos são alguns dos países em que as pessoas têm o privilégio de admirar suas esculturas. No Brasil, o talento do artista já está integrado à paisagem de muitas cidades, como acontece em São Paulo.

Talvez uma de suas esculturas mais belas, o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, tem mais de 50 metros de comprimento e 16 de altura. Inaugurado para as comemorações do IV Centenário de São Paulo (1954), o trabalho representa o esforço dos bandeirantes para desbravar o país.

A Nova Sede do MAC USP também tem em exposição no sétimo andar outra bela escultura do artista. Graça I (1940), em gesso. Visite!

Obra Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret, localizada em frente ao Parque do Ibirapuera em São Paulo.

MAC USP Nova Sede
Terça das 10 às 21 horas, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Segunda-feira fechado
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – ENTRADA GRATUITA!

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato