Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

mac1

Ernesto De Fiori, escultor e pintor

Ernesto De Fiori foi um pintor e escultor italiano nascido em Roma no ano de 1884 e que viveu no Brasil até sua morte, em 1945.

Antes de chegar ao Brasil, De Fiori morou na Alemanha, tendo inclusive se naturalizado alemão e até lutado na Primeira Guerra Mundial. A partir do crescimento do movimento nazista naquele País, De Fiori se viu cercado e resolveu vir para terras brasileiras em 1936.

Chegou ao país com 51 anos e já era a esta altura um artista de renome internacional conhecido por suas esculturas. Foi aqui no Brasil que De Fiori teve a oportunidade de resgatar a sua antiga e reprimida paixão pela pintura. Um dos motivos que o fez desencorajar da arte foi quando esteve em Paris e se viu diante das obras de Cézanne e Renoir, as quais considerou de tamanha grandeza e perfeição.

Já no país estabeleceu relações com alguns intelectuais e artistas como Mário de Andrade e Sérgio Milliet. Embora tenha participado das principais mostras dos anos 30 e 40, como os três Salões de Maio (37 a 39 em São Paulo), do II e III Salões da Família Artística Paulista (39 em São Paulo e 40 no Rio) e do VII Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos, em São Paulo, suas obras não tiveram tamanha consideração por parte dos intelectuais e artistas paulistas.

Alguns artistas foram influenciados pelas obras de De Fiori como Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Joaquim Figueira e Mário Zanini.

Seu modo de esculpir segue a tendência expressionista com um estilo bem pessoal aliando os valores clássicos a uma expressão humana da figura. Já suas telas resumem-se a basicamente três temas: cenas de batalhas, figuras humanas e paisagens aquáticas, já que era um praticante de iatismo.

Uma de suas pinturas poderá ser vista a partir de 03 de dezembro na Nova Sede do MAC USP com a abertura da exposição: Por Um Museu Público. Tributo a Walter Zanini.

Visite!

Local: MAC USP Nova Sede – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

 

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato