Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Imortais4

JUCA DE OLIVEIRA É O MAIS NOVO “IMORTAL” DA APL

O ator e dramaturgo Juca de Oliveira foi nomeado no último dia 28/11 como o mais novo “imortal” da Academia Paulista de Letras (APL). Em sessão solene realizada no Teatro da APL, no centro de São Paulo, Juca tomou posse da cadeira número 8.

Com as presenças do governador Geraldo Alckmin e de “imortais” como Lygia Fagundes Telles, José Renato Nalini e Julio Medaglia, a sessão foi liderada pelo presidente da APL Antonio Penteado Mendonça, que destacou em seu discurso a importância de Juca de Oliveira para a cultura.

A vida do Juca de Oliveira é a prova de que a vontade, o esforço, a dedicação e o estudo são as melhores ferramentas para o sucesso. Filho de uma costureira e de um chofer de taxi, Juca de Oliveira começou no batente muito cedo. Com doze anos começou a trabalhar e nunca mais parou”, disse Antonio Penteado.

O presidente da APL destacou ainda as profissões pelas quais Juca passou, como sapateiro, auxiliar de farmácia, marceneiro, padeiro, chofer de caminhão, funcionário público, redator de publicidade, bancário, até poder se dedicar integralmente à dramaturgia.

Emocionado, Juca agradeceu a nomeação. “Com justificadíssimo orgulho passo a ocupar agora a cadeira número 8, reconhecendo, no entanto, que muitos, com certeza, dela seriam mais dignos. Minha modesta cultura literária tentará, portanto, absorver fragmentos da riqueza intelectual e erudição desta Academia, numa tentativa de reduzir a distância entre a cadeira e o meu mérito. Trabalharei muito para isso, e lhes trarei quase nada em troca, exceto o teatro e a inquietação do palco”, afirmou Juca em seu discurso.

A AAMAC, na figura de sua presidente Roberta Matarazzo, esteve presente na sessão solene.

“Imortais” no MAC USP Nova Sede

Em agosto, os “imortais” da Academia Paulista de Letras realizaram sessão solene nas dependências da nova sede do MAC USP, prédio projetado por Oscar Niemeyer. Na ocasião, os membros da APL realizaram visita guiada pelos andares do museu para conhecer as exposições em cartaz e também puderam admirar a paisagem do sétimo andar da nova sede, com vista exuberante para o Parque do Ibirapuera.

Clique aqui e saiba mais sobre a visita dos “imortais” na sede do MAC USP, um encontro organizado pela AAMAC e MAC USP.

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato