Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

DiPescadores

MAC USP Nova Sede tem mais de 800 obras em exposição.

Mais de 800 obras em treze exposições abertas ao público, todas com entrada gratuita. É com esse destacado acervo que o MAC USP Nova Sede vem ganhando espaço entre os principais museus públicos da América Latina. Com obras de renomados artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Picasso, o Museu de Arte contemporânea da USP tem atraído cada vez mais brasileiros e turistas em busca de exposições inéditas e de qualidade.

“O Beijo”, Di Cavalcanti

Entre as exposições em cartaz, a mostra Di Humanista está entre as favoritas do público. Nas 67 obras da exposição, o público poderá entrar em contato com as várias facetas que caracterizavam a forma como Emiliano Di Cavalcanti percebia e interpretava a paisagem social do país, dirigindo seu olhar para o universo das pessoas mais humildes como pescadores, trabalhadores, homens e mulheres comuns.

Di Cavalcanti (1897-1976) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro de 1897. Com 17 anos, já fazia ilustrações para a revista Fon-Fon. Em 1917, mudou-se para São Paulo, onde iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Neste mesmo ano, fez sua primeira individual para a revista “A Cigarra”. Anos depois, idealizou junto com Mário de Andrade e Oswald de Andrade, a semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, onde elaborou a capa do catálogo e expôs 11 telas. Engajado politicamente, o artista foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas, já que fazia parte do Partido Comunista Brasileiro, e teve de se exilar na Europa.

Vencedor de diversos prêmios, Di Cavalcanti atingiu o apogeu de seu talento e se tornou um dos mais notáveis pintores brasileiros gerados pelo modernismo. Juntamente com Alfredo Volpi, ganhou o prêmio de melhor pintor nacional da II Bienal de São Paulo (1953), arrebatou o primeiro prêmio da Mostra de Arte Sacra em Trieste (1956) e conquistou a medalha de ouro da II Bienal Interamericana do México (1960).

No MAC USP Nova Sede o visitante pode conhecer de perto algumas das principais obras do artista como O Beijo (1923) e Pescadores (1951). Visite!

MAC USP Nova Sede
Terça das 10 às 21 horas, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Segunda-feira fechado
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
04094-050 – São Paulo – SP – Brasil
55 11 5573.9932
Entrada gratuita

tweet curtir +1

Comentários selecionados (1)

  1. Márcio Domingues Soares

    Gostaria de receber informações sobre exposições e programação cultural para este ano de 2014.
    Obrigado.
    Márcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato