Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Carvalhosa_03

Instalação “Sala de Espera”, de Carlito Carvalhosa, vence Prêmio Governador do Estado de São Paulo

A instalação “Sala de Espera”, de Carlito Carvalhosa, exposta no MAC USP Nova Sede em 2013, foi vencedora do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Artes Visuais. A premiação é organizada pela Secretaria Estadual de Cultura e tem por objetivo reconhecer a vitalidade da produção artística paulista. O anúncio foi realizado na última segunda-feira (24/02) em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Em cartaz no MAC USP durante boa parte do ano passado, a exposição “Sala de Espera” foi montada a partir dos elementos arquitetônicos originais de Oscar Niemeyer, principalmente as colunas, e àqueles que foram instalados para que o local pudesse abrigar o Museu (as paredes de drywall).

A esse conjunto que forma o cubo branco do Museu, Carvalhosa opôs quase uma centena de antigos postes de madeira, que um dia serviram à rede elétrica, conferindo ao espaço uma dimensão irreversível de atualidade. É justamente no jogo entre a série de colunas e os postes nunca na vertical (todos se posicionam entre o horizontal e o oblíquo), aliado à densidade do material e à espessura histórica dos postes, que a intervenção de Carvalhosa evidencia sua razão de ser. “E o espaço que havia se tornado recluso, fechado em si mesmo, quase uma sala de espera, revela-se um lugar de ação, de percepção participativa e conscientizadora” diz Chiarelli.
“Essas colunas brancas podem simbolizar a civilização, enquanto as outras que eu inseri são aquelas que já fizeram parte da natureza e agora não mais”, define o artista.

Veja os detalhes da instalação “Sala de Espera” e confira entrevista com o artista.

Sobre o Prêmio Governador do Estado de São Paulo

O Prêmio Governador é atualmente a maior premiação paga por um governo estadual brasileiro em reconhecimento à produção cultural local.

Em escolha da Comissão Julgadora e do voto popular, aponta o que de melhor foi realizado no ano de 2013 nas categorias: Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música, Teatro, Inclusão Cultural, Instituição Cultural e Fomento.

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato