Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

Volpi1

MAC USP Nova Sede abre as portas para sessão solene do Instituto Volpi

No próximo dia 18 de fevereiro o MAC USP Nova Sede recebe os conselheiros do Instituto Alfredo Volpi para a realização de sessão solene em homenagem a Domingos Giobbi, fundador do instituto. Recebidos pelo diretor do MAC, Tadeu Chiarelli, e por Roberta Matarazzo, presidente da AAMAC, os integrantes da entidade serão convidados a visitar as dependências do museu e também conferir a exposição “Os Volpis do MAC”, em cartaz.

“Será um grande prazer para todos nós recebermos no MAC as ilustres personalidades que fazem parte deste importante instituto, cujo principal objetivo é manter viva a memória de Alfredo Volpi, sem dúvida um dos maiores pintores brasileiros”, ressalta Roberta Matarazzo. Na ocasião, estarão presentes os conselheiros do Instituto Alfredo Volpi, entre os quais Alfredo Setubal.

Alfredo Volpi

O Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna tem por principais finalidades fomentar o desenvolvimento da cultura brasileira, bem como a preservação e divulgação da memória e da obra artística de Alfredo Volpi.

Além disso, o instituto busca através de iniciativas e de ações para formar, desenvolver e consolidar a consciência de defesa do patrimônio cultural pátrio, estimulando o debate e buscando a formação de recursos humanos e outros voltados para a preservação do patrimônio cultural.

Os Volpis do MAC

A exposição “Os Volpis do MAC” traz dezoito obras de Alfredo Volpi que pertencem ao acervo do Museu. “Volpi foi um artista muito peculiar, muito especial. A coleção de Volpis do MAC USP é muito representativa de um momento de transformação em sua obra: da passagem da natureza, do figurativo, para as formas, os esquemas figurados do real”, diz Paulo Pasta, curador da mostra.

É o momento em que Volpi conquista a autonomia do plano. E Volpi fez isso na pintura de maneira muito sofisticada, o que mostra também como ele foi um artista que não esqueceu seu tempo e as questões da sua época”, diz o curador.

Saiba mais sobre o artista. Veja entrevista dada por Alfredo Volpi para a TV Cultura em 1975 (abaixo), onde o artista fala de sua vida, obra e processo criativo:

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato