Sobre


Associe-se


Índice


Notícias

jose-mindlin5

O centenário de José Mindlin

No dia 08 de setembro, José Mindlin (1914-2010), primeiro presidente da AAMAC, completaria 100 anos de idade. Mindlin é talvez mais notório pela sua grande coleção de livros, que levou à criação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Sem dúvida o mais importante bibliófilo brasileiro, a coleção, que Mindlin começou a formar desde que tinha 13 anos, chegou a ter 38 mil títulos. Em maio de 2006, o casal fez a doação de cerca de 15 mil obras para a USP, que recentemente inaugurou um lindo prédio para abrigar essa coleção. No conjunto doado à USP constam obras de literatura, história, sociologia, poesia. Dentre as raridades estão documentos do século XVI com as primeiras impressões que padres jesuítas tiveram do Brasil, jornais anteriores à Independência e manuscritos que resgatam a gênese literária de grandes obras, como Sagarana (de Guimarães Rosa) e Vidas Secas (de Graciliano generic propecia online Ramos).

José Mindlin – Uma Vida Entre Livros from mira filmes on Vimeo.

José Mindlin sempre atuou em prol da sociedade brasileira. “Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 1973 a 1974; de 1975 a 1976, diretor do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Secretário da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, quando estruturou a carreira de pesquisador. Foi um dos fundadores da UNIEMP, entidade destinada a promover a aproximação entre a Universidade e a Empresa, e da qual atualmente é Presidente Honorário. Fez parte do Conselho Nacional de Ciência eTecnologia – CNPq, do Instituto de Pesquisa Tecnológica, e da Comissão Nacional de Tecnologia da Presidência da República. Foi durante muitos anos Vice-presidente da FIESP, tendo sido Diretor Titular do Departamento de Comércio Exterior e do Departamento de Tecnologia. Foi também membro do Conselho Internacional da FIAT, do Conselho Internacional do Unibanco e do Conselho do Banco de Montreal” (trecho retirado do perfil de Mindlin no site da Academia Brasileira de Letras).

A herança ética deixada por José Mindlin talvez tenha sido tão grande, ou até maior, do que sua coleção doada. Mindlin não colecionava livros somente por prazer próprio, e sim por querer dividir com o maior número de pessoas a felicidade que sentia com a leitura. Esse espírito de generosidade intelectual que sempre esteve presente em Mindlin o fez criar, em 1985, a primeira associação de amigos de um museu no Brasil, a AAMAC.

“O vírus do amor ao livro é incurável, e eu procuro inocular esse vírus no maior número possível de pessoas.” – José Mindlin

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, USP

Em artigo assinado por Antonio Gonçalves Filho para o jornal Estado de São Paulo, o autor destaca: “Filho de um dentista judeu de origem russa, apaixonado por música e pintura, Mindlin herdou a paixão pela cultura do pai, que costumava receber em casa escritores como Mário de Andrade. Esse contato próximo com grandes estudiosos dos problemas brasileiros o transformou em farejador de raridades ao topar, ainda adolescente, em Paris, com o clássico História do Brasil, a narrativa de frei Vicente de Salvador, de levitra soft online 1627, que o fez se interessar pelo passado do País. Desde então, obcecado pela ideia de construir a maior biblioteca dedicada a estudos brasileiros, aproveitava todo tempo livre em sua viagens internacionais para garimpar títulos que nem a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sonhou em ter no acervo. Seu sacrifício pessoal rendeu ótimos títulos publicados com a ajuda de sua biblioteca, entre eles os volumes da História da Vida Privada no Brasil, cujo conteúdo foi pesquisado na casa do Brooklin, frequentada pelos maiores intelectuais do País”.

José Mindlin tinha um ex-libris, selo pessoal de sua coleção de livros raros, uma máxima de Montaigne que diz “Je ne fait rien sans gayeté” (Não faço nada sem alegria). A AAMAC, certamente, surgiu desse sentimento que perdura até os dias de hoje.

tweet curtir +1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Calendário


Imprensa



Contato