Sobre

A AAMAC – Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea da USP – foi criada com o objetivo de dar suporte financeiro, logístico e estratégico para as atividades do MAC USP. Fundada em 29 de abril de 1985, então presidida por José Mindlin, a AAMAC é a mais antiga associação de amigos de museu do Brasil.

A atual gestão da AAMAC é composta por renomados membros da sociedade brasileira unidos em prol da arte. Liderados por Roberta Matarazzo, Presidente, e tendo Fernando Henrique Cardoso como seu primeiro Presidente de Honra, os integrantes da AAMAC formam uma gestão propositiva que tem como principal missão auxiliar o museu neste momento histórico em que ganha outra dimensão nos cenários paulistano e mundial.

Histórico

Em 28 de fevereiro de 2010, aos 95 anos, morreu José Mindlin, um dos mais importantes brasileiros da história deste país. Advogado e empresário bem sucedido, Mindlin era, antes de tudo, um visionário amante das artes. Para ele, pessoas de posição de destaque na sociedade têm a obrigação de serem guardiães da cultura do país, considerado pelo empresário um bem público e, portanto, para todos. Foi com este pensamento que em 29 de abril de 1985 Mindlin ajudou a fundar e presidir a primeira associação de amigos de museu do país, a AAMAC. 

A AAMAC é norteada pelo exemplo deste profundo pensador e filantropo. Mais do que dar suporte ao Museu de Arte Contemporânea da USP, os membros da associação querem preservar o legado cultural do Brasil e pensar a importância das artes para a sociedade.

A influência de José Mindlin se faz importante até hoje no Brasil. Recentemente foi inaugurada uma biblioteca na USP para abrigar cerca de 60 mil volumes doados pela família de José Mindlin. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um raro exemplo de generosidade, algo promovido à exaustão pela AAMAC. Mindlin, por sua importância e grandiosidade, pertenceu à Academia Brasileira de Letras. E será, por seu caráter e legado, para sempre imortal, assim como todos os membros que passaram e passarão pelos quadros da AAMAC.

Presidente de Honra

“Na AAMAC, sinto que estou entre amigos. Pessoas da sociedade que pensam e refletem sobre arte e o papel do museu para a população e sua função num contexto social e histórico”

Fernando Henrique Cardoso, primeiro Presidente de Honra da AAMAC


Associe-se


Índice


Notícias


Calendário


Imprensa



Contato